Recuperação Estrutural

  • 03 de maio de 2018, Geral
MR Engenharia Blog

São inúmeros os prédios antigos que podemos perceber ao dar uma volta pela cidade. É comum que as estruturas se desgastem com o tempo, devido ao uso, clima e até mesmo a má elaboração da obra.

O concreto está presente em todas as edificações, e normalmente é o elemento em maior quantidade. Ele pode estragar ao longo dos anos, podendo assim comprometer as estruturas de uma construção.

A recuperação estrutural permite que as estruturas de concreto sejam recompostas, certificando assim a segurança dos moradores e aumentando sua durabilidade. Ela vai permitir que armaduras oxidadas, pilares desgastados, entre outros, sejam recuperados.

É muito importante seguir as seguintes etapas antes de dar inicio a uma recuperação: vistoria, segurança estrutural – que identifica todo o problema - e o projeto de recuperação.  Normalmente, o projetista é o responsável em definir a melhor técnica.

As técnicas a serem utilizadas dependerão de diversos fatores, como por exemplo, as condições do ambiente, o tempo de aplicação também é levado em conta, a durabilidade e a compatibilidade com os materiais que serão aplicados.

Esses procedimentos são indicados para a recomposição de concreto, sistemas de proteção, impermeabilização novamente – caso haja desgaste - de coberturas, térreos e reservatórios, entre outros. 

 Entre as técnicas mais comuns de recuperação estrutural estão:

Injeção de resinas de poliuretano: indicada para problemas como trincas e fissuras, pois possuem muita resistência – mesmo na presença de água - compressão e capacidade de selamento e impermeabilização.

Fibra de Carbono: alta flexibilidade e fácil aplicação. Para estruturas sem aumento de peso.

Sistema cristalizante Xypex: essa técnica consiste na impermeabilização da estrutura de concreto. Ideal para áreas que recebem água frequentemente.

 Além das citadas acima, existem outras técnicas capazes de garantir a vida útil de estruturas de uma construção. Consulte um especialista para que os reparos realizados sejam um sucesso.