Aprenda a Diminuir o Desperdício de Tijolos e Blocos em Sua Obra

  • 16 de julho de 2018, Geral
MR Engenharia Blog

Aprenda a Diminuir o Desperdício de Tijolos e Blocos em Sua Obra

            O transporte de tijolos e blocos é feito, em grande parte das obras do Brasil, de uma maneira extremamente rudimentar, levando ao desperdício devido a quedas e acidentes que podem ocorrer nesta logística.

            Em grande parte dos casos, os tijolos e blocos são comercializados em milheiros e transportados em um caminhão do revendedor até a obra. Ao chegar na obra, é vidente notar que o tanto o carregamento, quanto o descarregamento do caminhão são feitos individualmente para cada unidade de tijolo ou bloco.

Isto é um agravante, já que são disponibilizados alguns operários para descarregar um caminhão inteiro, além de ser uma atividade que requer um período de tempo considerável, aumentando o custo homem/hora, também oferece grandes riscos aos trabalhadores, pois na maioria dos casos os tijolos ou blocos são lançados para vencerem os vãos da obra ou para transporte entre lajes.

            Também é importante ressaltar a grande perda de material que ocorre, pois há a queda de vários tijolos durante o transporte e o descarregamento do caminhão, o que configura um grande desperdício de dinheiro e mais custos homem/hora, já que será necessária a colocação de um operário para realizar a limpeza do local.         

A melhor maneira de economizar e evitar o desperdício é realizando a compra de tijolos em paletes. Além de aumentarem a eficiência na obra, tendem a reduzir drasticamente o número de tijolos ou blocos quebrados, pois chegam embalados e são descarregados por equipamentos do próprio caminhão que faz a entrega.

Apesar de diretamente aparentar um aumento excessivo de custos com a mudança no tipo de transporte, vale ressaltar que se comparados os custos homem/hora de vários operários descarregando um caminhão que pode ter até 5 milheiros (5 mil tijolos ou blocos), além do prejuízo com desperdício devido à quebra de tijolos ou blocos enquanto transportados e, também, do tempo necessário para limpeza do ambiente. Quando somados e comparados, a solução em paletes acaba por ser mais atraente financeiramente, melhorando o aspecto da obra, inclusive aumentando a segurança, sendo este um item que não pode ser contabilizado financeiramente.

Além disso, os paletes proporcionam o armazenamento correto dos tijolos e blocos, sem que ocorra a sobrecarga devido ao amontoamento excessivo sobre a mesma pilha, preservando as características de resistência, além de cumprir com as recomendações de armazenamento em obras.

Busque empresas sempre interessadas em melhorar a produtividade da obra e também o menor custo de materiais. Fale conosco. 
 

Escrito por: Maurício Camargo Ferreira.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar – Editora Pini - 14ª Ed – Página 195.