Fachada com Trincas e Fissuras? Descubra o que Aconteceu

  • 16 de julho de 2018, Geral
MR Engenharia Blog

Fachada com Trincas e Fissuras? Descubra o que Aconteceu

            As fissuras e trincas nas fachadas podem aparecem devido à exposição natural do revestimento da fachada às variações de temperatura. Às ações do clima como ventos, sol, frio, calor, além de chuvas, ventos e poluições provocam deterioração do material além das dilatações, ou seja, mudança das dimensões da camada na qual o revestimento cerâmico está aplicado, podendo essa camada de argamassa aumentar ou diminuir de tamanho assim como o próprio revestimento cerâmico.

            Por serem materiais diferentes, as mudanças de dimensões que ocorrem em cada material não são iguais, sendo que cada material pode aumentar ou diminuir mais que o outro. Esta diferença de dilatação entre os materiais ocasionam as trincas e fissuras nas fachadas dos edifícios.

            Estas trincas e fissuras podem, futuramente, ocasionar outros problemas como o descolamento e queda das placas cerâmicas. Com a presença das fissuras, que não deixam de ser pequenas aberturas, pode ocorrer a entrada de água e causar problemas de infiltração na estrutura da edificação.

            A solução deste problema requer uma análise da área da fachada que está afetada por essas trincas e fissuras. Após análise de um profissional técnico, geralmente existe a necessidade da remoção da área afetada.

            Nestes casos, é necessário aplicar uma tela metálica, figura 3, entre as camadas de chapisco e emboço. Esta tela absorve a movimentação que o revestimento cerâmico e a argamassa teriam, evitando que ocorram as trincas e fissuras na fachada. Esta tela também evita as fissuras e trincas originadas pela movimentação da estrutura da edificação, que ocorrem também devido a dilatação dos elementos estruturais.  

            É de grande importância à aplicação da tela metálica previamente ou seja, quando a fachada está em processo de revestimento, evitando que seja necessária uma correção de quando os problemas surgirem, aumentando custos e gerando transtornos.

            É importante contratar uma empresa com experiência para fazer a execução do serviço de fachada, de forma que exista um projeto para a execução do revestimento cerâmico e que este projeto seja executado, evitando que no encontro das faces de um edifício as cerâmicas fiquem tortas. 

            Procure por empresas que tenham experiência nesse tipo de assunto. Fale conosco.
 

Escrito por: Maurício Camargo Ferreira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

MEDEIROS, Heloisa. Construção Passo a Passo. São Paulo. 1ª Ed. Editora Pini, 2011.  Página 154.