A facilidade em manutenção para quem mora em apartamentos.

  • 17 de julho de 2018, Geral
MR Engenharia Blog

A facilidade em manutenção para quem mora em apartamentos.

Qualquer tipo de moradia tem suas necessidades de manutenção. Porém, imóveis como casas tendem a ter um maior cuidado que outros. Sendo assim os apartamentos são mais fáceis nesse sentido.

A casa requer gastos por conta própria, como por exemplo, consertos de problemas externos e internos. E além de dinheiro, a casa demanda tempo para cuidar da manutenção de todas as áreas como a piscina, jardim, quintal etc. A não ser que haja a contratação de um profissional, embora o dinheiro seja gasto da mesma maneira.

Já para quem mora em apartamentos, a preocupação é bem menor. Tendo em vista que os gastos externos ficam divididos entre os morados, taxados em contas de condomínio. Bem como os funcionários responsáveis pela limpeza e/ou portaria, que cuidam das tarefas diárias.

A única preocupação para moradores de apartamentos são os gastos internos. Como no caso de problemas com vazamentos, reforma, problemas de encanamento, entre outros. Mas se houver a escolha certa do imóvel, raramente você precisará se preocupar com questões que dizem respeito à residência, como citado.

Abaixo separamos em tópicos a diferença entre as facilidades encontradas em casas e apartamentos.

1 - Pinturas, janelas e fachadas:

Apartamento: quando há fachadas degradadas, a responsabilidade é toda do condomínio, assim como a própria administradora, que deve fazer o serviço de contratação da mão de obra para cuidar do problema.  

Casa: O proprietário arca totalmente com os custos, além de ter que disponibilizar seu tempo para providenciar tudo.

Já para janelas, ambos funcionam de maneira equivalente. O proprietário é que deve se responsabilizar pelo conserto. No caso de apartamento, pode ocorrer a necessidade da troca das estruturas, pedida pelo condomínio, porém também por conta própria do dono.

2 - Caixa d’água:

Para quem mora em apartamento a manutenção é mais fácil. A caixa d’água é de responsabilidade da administradora do condomínio. Ela é que deverá resolver os problemas da mesma. Porém, o valor poderá ser cobrado no condomínio, sendo dividido entre os moradores.

3 - Encanamentos e esgoto:

Em caso de problemas com área externa como o esgoto – que seguem o mesmo padrão da caixa d’água - ambas as moradias são de responsabilidade da administradora com divisão proporcional entre os moradores. Porém, se estiverem no apartamento, o morador é quem deverá se preocupar com o conserto.

4 - Área de lazer:

Casas e apartamentos com área de lazer – quando possuem – há diferenças. As casas tem sua área de lazer reduzida. Já nos apartamentos, a área é dividida entre os moradores, sendo assim não precisam se preocupar com a manutenção. O próprio condomínio se responsabiliza quanto a isso.

No caso de piscinas, exige uma limpeza frequente feita pelos funcionários do condomínio. Para evitar o acúmulo de sujeiras, além da aplicação de cloro. Nas casas, a manutenção fica por conta própria do proprietário.

5 - Jardim e horta:

Plantas são muito sensíveis e requerem cuidados diários para sua duração. Quem tem em casa, precisa cuidar deste ambiente, dispondo de um tempo para regar etc. Já para quem mora em apartamento que contam com espaços como esses, os funcionários é que ficam responsáveis pelos cuidados. A não ser que o proprietário queira ter suas próprias plantas em seu próprio ambiente dentro de casa.

Entre as duas opções de moradia, claramente os apartamentos possuem mais facilidade quando o assunto é manutenção.  Consulte um profissional para qualquer dúvida relacionada ao assunto.