A importância da resistência do concreto na obra

  • 21 de janeiro de 2019, Geral
MR Engenharia Blog

A Importância da Resistência do Concreto na Obra

       

O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados no Brasil. O material é composto basicamente por cimento, areia, água e agregados. Com isso, há necessidade de agregar tecnologia e conhecimento a este material de uso tão amplo, garantindo segurança e durabilidade à edificação quando estiver concluída.

Uma das maneiras de aumentar o controle de qualidade do concreto, é por meio da estimativa de resistência após certo período. Isso significa que, no caso do concreto, após 28 dias (fim do processo de cura), ele deve apresentar a resistência esperada conforme recomendada pelo projetista de estruturas.

A verificação da resistência do concreto é feita por meio de cilindros de concreto que são retirados da obra no momento da concretagem, conhecidos como corpos de prova. Estes cilindros devem ficar debaixo d’água e identificados. Então são retirados a cada 7 dias para a verificação da resistência.

Os valores de resistência são obtidos por meio de ensaios em laboratório. O corpo de prova é colocado em uma prensa hidráulica, que aplica uma carga até que ele comece a rachar e, então, finalmente romper. A prensa hidráulica fornece o valor com o qual ocorreu o rompimento do bloco (unidade em MPa), e que devem ser anotado para testes e laudos posteriores.

Os valores obtidos devem ser comparados com os indicados pelo engenheiro de estruturas. Neste ponto entra a importância da sigla Fck (Resistência Característica do Concreto à Compressão). O Fck indica a resistência do concreto à compressão, esta resistência indica se o concreto está atingindo os valores esperados para suportar as cargas da edificação. Cada rompimento leva o nome do dia em que foi rompido, por questões de aumento de resistência do concreto, os dias de rompimento são 7, 14, 21, 28 dias após a coleta no local. Sendo o corpo de prova rompido no dia 7, chamada de Fc7, e assim para os outros dias.

O concreto, a partir de estudos, atinge a resistência máxima aos 28 dias, então, o ensaio realizado neste dia (Fc28) deve indicar a resistência máxima conforme o projetista de estrutura colocou no projeto.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar – Editora Pini - 14ª Ed - Páginas 263 e 264.