Impermeabilização de Piscinas: Cuidados e Dicas

  • 21 de janeiro de 2019, Impermeabilização
MR Engenharia Blog

Impermeabilização de Piscinas: Cuidados e Dicas

Existem determinadas classificações para os diferentes tipos de sistemas de impermeabilização. Para as piscinas, por exemplo, podem ser utilizados tanto os impermeabilizantes classificados como rígidos, como os flexíveis. A utilização do impermeabilizante para piscinas muda de acordo com as dimensões e quantidade de água presente, uma vez que essas diferenças implicam na pressão que a água exerce sobre as superfícies da piscina, além das mudanças de dimensões (dilatação), assim como as movimentações que podem ocorrer no solo.

Além de prolongar a vida útil da piscina e evitar obras reparadoras (com alto custo), também é importante para evitar patologias decorrentes dos elementos da alvenaria que se formam no interior da piscina.

 A impermeabilização é importante tanto para as piscinas de alvenaria, quanto para as piscinas de concreto. É de suma importância a escolha de um impermeabilizante adequado e de boa qualidade, e uma empresa confiável para realizar o serviço.

Para iniciar a impermeabilização, de acordo com Nakamura, além de uma empresa de qualidade e qualificada para o serviço, é essencial conhecer o porte da piscina (quantos litros de água a piscina suporta), e o preparo da superfície para início das atividades. Para piscinas de médio porte, aplica-se manta asfáltica, já para piscinas de grande porte, pode-se aplicar camadas duplas de manta asfáltica, aplicação de asfalto ou qualquer outro tipo de sistema impermeabilizante de alto desempenho e grande flexibilidade. Para os casos menos complexos, as piscinas de pequeno porte, é necessária a aplicação de argamassa para vedar as arestas da alvenaria utilizando argamassa polimérica, ideal para suportar as variações de dimensão que podem ocorrer na estrutura.

O custo com reparos no sistema impermeabilizante é altíssimo, pois implica em esvaziar a piscina, remover tanto o revestimento cerâmico, quanto as camadas impermeabilizantes aplicadas de modo incorreto, então refazer todo o sistema, renovar o revestimento cerâmico e testar a eficiência do novo sistema aplicado. Por isso, como sempre dito nos artigos deste blog, é de grande importância uma empresa de qualidade e confiança para executar os serviços, isso gera economia, evita desgastes e proporciona uma excelente resultado para os usuários da piscina.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
NAKAMURA, Juliana. Projetos: Piscina Estanque. – Revista Téchne - Edição 90  -  São Paulo – Setembro/2004. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/90/artigo285328-1.aspx.