Os Principais Cuidados na elaboração de um Projeto de Instalação Elétrica.

  • 21 de janeiro de 2019, Elétrica
MR Engenharia Blog

Os Principais Cuidados na elaboração de um Projeto de Instalação Elétrica.

            O projeto de instalações elétricas deve ser cuidadosamente analisado antes do início da execução. Há a necessidade da realização de um estudo prévio da alvenaria de vedação e de estrutura, bem como das instalações hidráulicas presentes, já que a instalação elétrica deverá ser adequada ao tipo de alvenaria de vedação existente.

            A instalação elétrica pode ser realizada sobre a laje, sobre o solo ou alvenaria. Para qualquer desses casos, há a necessidade do local da instalação estar limpo. No caso das lajes, estas devem estar desenformadas, a alvenaria já deve possuir a infraestrutura instalada (portas, batentes, janelas, marcos), mas não revestida, e para as instalações sobre a terra, o trecho a receber a instalação elétrica deve estar nivelada e sem nenhum obstáculo que prejudique a instalação.          

            As tubulações podem ser embutidas e aparentes. As tubulações embutidas, devem ser colocadas nos furos dos blocos da alvenaria enquanto ocorre o assentamento, caso isso não seja possível, a alvenaria será rasgada, para realizar o embutimento da tubulação.           

            Já as tubulações aparentes, precisam ser instaladas com a utilização de tubos rígidos que protejam a fiação presente caso o tubo receba algum tipo de impacto. Podem servir como parte do elemento estético da edificação. Este tipo de instalação facilita a manutenção caso ocorra qualquer tipo de dano na fiação da instalação elétrica, além de ser um método de manutenção não destrutivo, não causando transtornos como quebrar a alvenaria e o custo com o fechamento.

            A coloração dos tubos embutidos varia de acordo com a finalidade da aplicação da tubulação da instalação elétrica ou da capacidade que a tubulação possui de resistir à pressão. De acordo com Yazigi, a cor vermelha resiste às pressões de até 28 mca, e é utilizada para o embutimento em paredes. A cor amarela resiste às pressões de até 53 mca, a cor azul resiste até 75 mca, sendo ambas utilizadas para o embutimento em lajes.

            Por esse motivo é importante à elaboração de um projeto de instalação elétrica intuitivo, que facilite a execução dos serviços com o auxílio de mão de obra competente. Uma empresa com credibilidade no mercado é capaz de minimizar futuros problemas.  

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar – Editora Pini - 14ª Ed – Páginas 300 a 302.