Argamassa impermeável: Como e onde usar?

  • 21 de janeiro de 2019, Reformas
MR Engenharia Blog

Argamassa impermeável: Como e onde usar?

            A argamassa é uma mistura de grande utilização na construção civil, porém, com as necessidades crescentes do mercado, houve o acréscimo de tecnologias e inovações nos tipos de argamassas disponíveis no mercado. A argamassa rígida impermeável é uma dessas inovações. Pode ser utilizada para revestir caixas d’água, piscinas, subsolos, revestimentos, emboço. A aplicação da argamassa impermeável se dá pelas seguintes etapas:

1 – Preparar a superfície para aplicação.

            É de grande importância uma superfície adequada para aplicação, sem apresentar qualquer tipo de patologia, podendo ser trincas ou fissuras. Também existe a necessidade de a superfície estar limpa e sem qualquer tipo de imperfeição, como pedaços sobressalentes de armadura, arame e madeira. Para melhorar o contato da superfície com a argamassa a ser aplicada, é necessário que a superfície tenha ranhuras, melhorando a aderência.

2 – Preparar os materiais a serem utilizados.

            O fator água/cimento, deve ser utilizado de forma que a mistura fique mais seca, ou seja, de um modo que o fator fique baixo.

3 – Como aplicar.

            A argamassa é vendida em embalagens (em litros), grandes ou pequenas que variam de acordo com a quantidade necessária para a execução do serviço.  Para finalizar, acrescenta-se a água a mistura, imagem 2. É aplicado em 3 camadas, com a necessidade de se ter uma camada final de 3 cm (centímetros), utilizando colher de pedreiro ou desempenadeira. Entre cada camada é necessário aplicar uma camada de chapisco, para garantir aderência entre as camadas. A finalização dos trabalhos é feita com a aplicação de chapisco e este deve ser nivelado, pois poderá receber acabamento ou servir de base para outro revestimento final.

4 – A cura da argamassa.

            A cura, da argamassa impermeabilizante deve ser feita esperando, no mínimo, 3 dias após a aplicação do material. É de grande importância respeitar este período para que a argamassa desenvolva os processos químicos e de ganho de resistência esperados.

5 – Onde aplicar a argamassa impermeabilizante.

            O local de aplicação da argamassa deve ser planejado antes do inicio das atividades. É importante que a argamassa impermeabilizante esteja no local onde a água tende a penetrar (percolar) na alvenaria, sendo a região onde haverá concentração de pressão e onde a argamassa exercerá papel impermeabilizante.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar. – 14ª. ed. rev. E atual. -  São Paulo: Pini: Sinduscon, 2014. Página 585.