Recuperação de Fachada

Recuperação de Fachada

Entre em contato conosco!

Tel.: (13) 3227-2522

Whatsapp: (13) 99625-1190

Formulário de Contato

Recuperação de Fachada

Este é um item de grande importância pois é necessário profundo conhecimento e domínio da superfície onde se irá trabalhar, já que esta base será responsável pelo aspecto estético e funcional do material a ser aplicado, pois do contrário, corre-se o risco de revesti-la de maneira inadequada e com baixa durabilidade.
 
Existem diversos processos para recuperar uma fachada, mas podemos afirmar que não há um domínio suficiente por parte das empresas de recuperação, podendo acarretar processos caros e de baixa qualidade.
Para o serviço de recuperação devem-se observar três considerações importantes:
  • As exigências para condicionar a superfície;
  • A avaliação da superfície;
  • A metodologia para recuperá-la.
 
A CONDIÇÃO E AVALIAÇÃO DA SUPERFÍCIE
 
Normalmente as pinturas ou revestimentos necessitam de uma superfície livre de buracos ou saliências, a fim de se obter uma superfície bem preparada de modo a não provocar descolamento da película ou do revestimento.
 
Nesta etapa deve-se observar se existe corrosão nas armaduras e ainda, trincas ou fissuras, devendo dar atenção especial a cada uma delas.
 
  As fissuras podem ser causadas por diversos fatores, sendo alguns deles:
Movimentação térmica ou higroscópica;
Sobrecargas;
Deformabilidade excessiva de estruturas de concreto armado;
Recalques
 
Para tratá-las pode-se utilizar bandagem com selante flexível, tela metálica, tela de estuque, entre outros.
 
 Definir um produto de proteção é difícil, pois são muitos, como os protetores penetrantes, protetores de superfície, revestimentos, membranas e coberturas.
 
METODOLOGIA PARA RECUPERÁ-LA
 
Todas as protuberâncias, desplacamentos ou buracos, deverão ser removidos com lixamento, cortados e enchidos com material adequado ao seu tamanho.
Deve-se observar a existência de água e umidade, sendo estes pontos tratados, pois interferem diretamente na aplicação do material.
 
O pó ou película existente na superfície do concreto poderá ser removida através de escova de aço, lixamento manual ou mecânico, fresagem, jateamento, ataque ácido, entre outras que deverão ser analisadas no local, de acordo com o material, e as condições do revestimento para
assim determinar qual método escolher.
 
Por fim, reveste-se a fachada com pintura ou cerâmica, ou outro material conforme especificação do serviço contratado.