Revestimentos Cerâmicos

Revestimentos Cerâmicos

Entre em contato conosco!

Tel.: (13) 3227-2522

Whatsapp: (13) 99625-1190

Formulário de Contato

Revestimentos Cerâmicos

É comum Construtores, Administradoras e Síndicos questionarem as enormes diferenças de preço, quanto a aplicação de um revestimento cerâmico.
 
Mas seja na fachada, ou nas áreas internas, a cerâmica possui algumas classificações e especificações.
Essas classificações acarretam nas oscilações de preço, juntamente com determinado fabricante, mas de grande importância para garantir sua durabilidade.
 
A troca do revestimento cerâmico é uma solução que agrada a todos, pois é um material durável, que exige mínima manutenção, pesa pouco na estrutura e, se for de cor clara, refletem mais a luz solar, tornando o ambiente mais agradável termicamente.
As cerâmicas mais indicadas para fachadas são os porcelanatos e os grês, e a argamassa deve ser flexível para melhor absorver as deformações causadas pela movimentação estrutural, composta de menos cimento e mais aditivos químicos (polímeros) que diminuem a rigidez da massa.
 
Para o rejunte vale as mesmas características da argamassa, mas com uma particularidade, além de flexível é essencial que o rejunte seja impermeável.
 
PROBLEMAS COM REVESTIMENTO CERÂMICO
 
Destacamento
Para evitar devem ser previstas juntas de movimentação e uso de rejuntes flexíveis e argamassas apropriadas (de interiores ou de exteriores), observando-se o estado da desempenadeira e tempo aberto da argamassa.
 
Gretagem
Ocorre quando a cerâmica não está dentro dos padrões de qualidade, por isso, escolha fabricantes que tenham produtos certificados.
 
Eflorescência
Ocorre, se for piso, e não possuir boa impermeabilização e drenagem. Já nas fachadas, pode ocorrer devido a utilização e rejunte com pouca impermeabilidade e provável existência de trincas.
Em suma, para um correto assentamento, deve-se fazer a inspeção visual das peças cerâmicas que serão assentadas, confirmando as referências de fábrica, tamanhos e tonalidades no momento do recebimento.
No assentamento, é importante verificar se as peças cerâmicas estão limpas. Deve-se marcar as juntas de dilatação, assentar panos de no máximo 2 m². Mas não se esqueça que devemos aguardar 28 dias para aplicar a cerâmica se a base tiver sido feita recentemente. (Este prazo poderá sofrer alterações em decorrência da argamassa aplicada).