Juntamente com a fundação, o telhado ou cobertura é um dos itens mais sensíveis de uma edificação, pois cabe a ele a função de proteção dos espaços interiores, garantir a adequada recepção e encaminhamento da água de chuva, o conforto térmico e acústico no interior da edificação, além de poder também participar como elemento decorativo. Por isso, deve-se atentar a sua correta execução, para evitar dores de cabeças futuras com problemas como infiltrações e umidade.
Devem também ser levadas em consideração na execução do telhado a interferência de antenas, caixas d’águas, aquecedores e outros elementos.
O dimensionamento, a escolha do material e o estilo construtivo devem estar de acordo com o local onde será realizada a obra, as condições climáticas, como incidência de chuvas e ventos, dentre outros fatores, além de adequar-se à capacidade das paredes, ou estrutura, em absorver seu peso.
Mas, quer sejam de telhas cerâmicas, laje de concreto ou qualquer outro tipo de material, o mais importante na escolha e planejamento do telhado é garantir que este seja executado por profissional qualificado.