A importância da impermeabilização contra infiltrações

  • 19 de março de 2021, Impermeabilização
MR Engenharia Blog

(na imagem: Teste de estanqueidade realizado pela MR Engenharia e Construtora na obra da Prodesp, em Taboão da Serra: após todos os reparos necessários, foi realizado o teste de estanqueidade, que consiste em deixar por uma lâmina de água de 5 cm de altura na laje. O teste foi deixado no local durante 5 semanas e nenhum problema foi apresentado. Impermeabilização, portanto, aprovada)

 

 

Dados do Instituto Brasileiro de Impermeabilização mostram que a umidade é responsável por 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras, o que, além de danos causados ao imóvel, pode ainda trazer sérios problemas à saúde dos moradores ou frequentadores do local, devido à presença de mofo. Por esse motivo, impermeabilizar pisos, tetos e paredes é fundamental.

 

A importância é tão grande que esse costuma ser um dos principais cuidados nas construções da MR Engenharia e Construtora.  Como essa na Prodesp (empresa de tecnologia e processamento de dados do Governo do Estado de São Paulo), onde está sendo feita a impermeabilização de uma área de aproximadamente 2.400 m2.

 

“Por estar na cidade de Taboão da Serra (SP), local que possui presença de chuva quase todos os dias, esse trabalho precisa ser executado com máximo cuidado, ainda mais tratando-se de uma empresa que possui uma quantidade imensa de materiais eletrônicos”, informa o engenheiro e diretor da empresa, Marcius Ruivo.

 

Impermeabilizar é, portanto, proteger as estruturas dos efeitos da umidade, evitando também infiltrações. Para a realização desse serviço são utilizados produtos chamados impermeabilizantes ou produtos que efetuem a vedação.

 

Os principais locais onde a aplicação de impermeabilizantes é necessária são:

• Subsolos;

• Terraços;

• Varandas;

• Piscinas;

• Piso do banheiro;

• Área de serviço;

• Coberturas, entre outros.

 

Problemas causados com a infiltração

As patologias resultantes de problemas de infiltração influenciam diretamente na estrutura do imóvel, nas instalações elétricas, na funcionalidade dos cômodos ou até mesmo na saúde do usuário. Além disso, existe o prejuízo com a desvalorização do patrimônio.

 

Existe uma grande relação de produtos impermeabilizantes para combater ou evitar a ação das patologias, mas a escolha adequada dependerá do grau de conhecimento das técnicas de aplicação levando-se em conta o tipo de situação.

 

A MR Construtora e Engenharia trabalha com práticas e soluções técnicas adequadas às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Entre  em contato conosco e solicite um orçamento ou uma visita técnica ao seu imóvel.