8 pontos fundamentais para pensar sobre isolamento térmico e o bem-estar de sua casa

  • 23 de março de 2021, Geral
MR Engenharia Blog

 

Se você busca por conforto e bem-estar em sua residência, uma questão importante para se atentar é em relação ao seu isolamento térmico. Muito comum ser associado apenas a construções em países muito frios, esse processo também é importante em locais tropicais, como o Brasil, onde o calor em excesso é frequente quase o ano inteiro.

É por esse motivo que o isolamento térmico deixou de ser apenas um detalhe e tornou-se um item fundamental em projetos arquitetônicos. O controle de temperatura na construção proporciona, inclusive, economia de energia elétrica que seria gasta com ar-condicionado e ventiladores, no caso de calor, ou de aquecedores, no inverno.

E um bom projeto nesse sentido precisa ser pensado analisando bem as características do local onde estará o imóvel. Além de informações sobre o clima, entendendo como são as temperaturas para situações de calor intenso e frio intenso, são necessárias também informações sobre a umidade do ar na região, assim como  das características da edificação que receberá o tratamento, como, por exemplo, o método construtivo utilizado (alvenaria, estrutura metálica). Essa análise determina qual o material mais adequado para ser aplicado.

 

Portanto, é importante considerar as seguintes condições para a elaboração de um projeto de isolamento térmico:

 

1 – Temperatura esperada e externa

As temperaturas interna e externa são de extrema importância para a elaboração do projeto de isolamento térmico, pois é importante conhecer a temperatura que incide sobre a edificação e a temperatura interna que se espera alcançar com a instalação do sistema de isolamento térmico, sendo possível dimensionar e definir os materiais de forma mais adequada. 

 

2 – Tamanho do ambiente que receberá o tratamento térmico

O tamanho do ambiente ou estrutura a receber o isolamento térmico reflete diretamente no custo da aplicação. Com a mudança do custo da instalação, pode ocorrer a mudança do tipo de material escolhido para a utilização.

 

3 – Características dos materiais a serem utilizados

Existem inúmeros materiais, que podem ser utilizados para isolamento térmico. Contudo, as características dos materiais são de extrema importância para o desenvolvimento do projeto. As características mais importantes são a densidade, espessura e o coeficiente de condutividade térmica (capacidade do material de permitir a troca de calor entre ambientes). A partir disto, é possível escolher um material de maior densidade ou escolher um material de maior espessura para ambientes sujeitos a climas de maior agressividade. 

 

Materiais que podem ser utilizados para o isolamento térmico

 

Telhado

O telhado é fundamental na manutenção do controle térmico do ambiente. Normalmente, as telhas de barro são as mais indicadas com esse objetivo, sendo que as mais claras, com material e cobertura refletivas costumam trazer um resultado ainda maior.

 

Mantas

As mantas são as mais conhecidas no momento de aplicar projetos de isolamento térmico para a casa. Feitas com lã de rocha ou lã de vidro, além de isolar o calor, elas evitam a propagação de chamas, reduzindo o risco de incêndios. Este tipo de material também evita a proliferação de fungos, bactérias e não apresenta deterioração. Podem ser aplicadas tanto no forro da casa como nas paredes.

 

Celulose

A celulose, além de ser um material sustentável, é também muito versátil. Ela controla a temperatura, atua como isolante acústico e de controle de condensação e é também mais resistente a insetos e chamas.  Considerada um isolante de última tecnologia, ela é aplicada por jateamento e pode ser utilizada tanto em projetos novos como em reformas.

 

Janelas, portas e revestimentos

O isolamento térmico é, na maior parte das vezes, pensando na hora da construção do imóvel. Porém, há formas de melhorar o isolamento térmico do ambiente se sua residência já estiver pronta. Pensar no revestimento certo para cada cômodo, por exemplo, fará uma boa diferença. Cerâmicas e porcelanatos são materiais mais frios, ideais para locais mais quentes. Já se seu objetivo é deixar o ambiente mais aconchegante, o uso de madeira, piso vinílico ou laminados são ótimas opções.

Portas e janelas também podem ser trocadas. Bem isoladas também proporcionam o isolamento necessário. Já as janelas de materiais isolantes, as conhecidas janelas antirruído, além do som, por serem compostas por vidros duplos ou laminados também proporcionam um bom isolamento térmico.

 

Ou seja, as opções e técnicas para fazer o isolamento térmico necessário para seu lar são várias, e tudo vale a pena nesse momento de deixá-la com todo o conforto que se deseja. E para a aplicação, lembre-se sempre de consultar uma empresa experiente no assunto para oferecer o melhor resultado. A MR Engenharia e Construtora tem mais de 20 anos de história em construção e poderá lhe ajudar nessa questão. Fale conosco para tirar suas dúvidas e buscar mais informações. Clique aqui.