Por que é tão importante escolher uma empresa especializada para realizar um isolamento acústico

  • 09 de abril de 2021, Reformas
MR Engenharia Blog

Com a nova ordem mundial para trabalharmos o máximo possível em nossas casas, um fator que nem sempre é pensado para residências é a acústica. E o barulho externo ou mesmo entre ambientes pode ser fator determinante para um melhor ou pior desempenho.

 

Nossos engenheiros aqui na MR Engenharia e Construtora sempre comentam que existem diversas soluções para melhorar a qualidade acústica das residências ou ambientes de escritório.

 

Algumas delas são realizadas com instalações de:

- Forros;

- Coberturas;

- Tubulações;

- Alvenarias;

- Pisos;

- Parte interna da alvenaria, entre outras.

 

Para aplicar a melhor solução para isolamento acústico, é necessário contratar uma empresa especializada, que conheça de física ondulatória (afinal, sons são ondas sonoras) e engenharia, avaliando as características completas da edificação e do ambiente ao redor onde está instalada.

 

E por que é tão importante contratar uma empresa especializada em construção e em isolamento acústico?

Porque essa empresa fará uma avaliação completa no ambiente no qual se deseja tratar acusticamente para que o isolamento seja eficiente. Uma escolha errada de material, ou uma aplicação do material correto mas em local inapropriado, ocasiona menor eficácia do isolamento ou até mesmo nenhum efeito.

 

Como falamos acima, são diversos os tipos de materiais que podem ser aplicados, variando quanto à forma que lidam com as ondas sonoras que os atingem. Contudo, é necessário escolher materiais que possuam boa absorção acústica e também que evitem que esta onda se reflita, garantindo o conforto acústico desejado de determinado ambiente ou de uma edificação como um todo. 

 

Além dessa característica de conforto acústico, os materiais também precisam ser resistentes. Isolamento acústico em cidades litorâneas, por exemplo, precisa contar com materiais que tenham boa resistência à umidade.

 

Outro ponto muito importante é utilizar produtos que possuam segurança em caso de incêndio, que tenha baixo coeficiente de dilatação, baixa proliferação de agentes biológicos como fungos e bactérias (lã de vidro, por exemplo) e também baixa interferência química (a composição química pode afetar o ambiente).

 

Entenderam o porquê de não deixar esse tipo de obra nas mãos de amadores. Aquilo que parece ser muito simples, na verdade exige uma série de cuidados que somente um especialista no assunto poderá atender.

 

Se você está precisando deste tipo de trabalho em sua residência ou escritório, converse com nossos técnicos. Clique aqui para conferir nossos contatos.