Está com problemas nas janelas do seu imóvel? Veja quais podem ser as causas

  • 17 de maio de 2021, Reformas
MR Engenharia Blog

As janelas são instaladas, na grande parte dos casos, para abrir espaço do ambiente interno para o externo, o que garante iluminação e ventilação, além de melhorar a qualidade do ambiente. Porém, caso não sejam feitas corretamente todas as etapas da instalação, esta instalação pode trazer inúmeros problemas, como infiltração,  causando problemas de corrosão, dificuldade de abertura e fechamento, além de defeitos na alvenaria que está no entorno. 

Confira abaixo as principais causas de defeitos e problemas nas janelas e entornos:

 

Corrosão das janelas de ferro

As janelas de ferro podem sofrer com a ação do ambiente, a qual pode ser intensificada em regiões litorâneas, como a Baixada Santista, no estado de São Paulo, em que há uma maior concentração de componentes no ar que aceleram a degradação do ferro e de outros elementos similares.

 

Quando constatada a presença de corrosão na janela, conhecida popularmente como ferrugem, é necessário lixar, remover a sujeira da superfície, aplicar camada anticorrosiva e, então, a camada de tinta que colaborará para a proteção da superfície.

 

Dificuldade em abrir e fechar a janela

Quando os problemas em janelas começam a surgir, um dos primeiros sinais a serem percebidos pelos usuários é a dificuldade de abrir e fechar a janela. Isto pode estar ocorrendo devido ao mau estado de conservação dos componentes móveis da janela, como as roldanas e braços móveis.

 

Dependendo da complexidade do problema, pode ser necessário retirar a janela do local onde está instalada para realizar a substituição desses componentes e, desse modo, a janela voltar a funcionar corretamente. 

Vidros com folga ou caindo

A queda dos vidros da janela pode gerar situações graves e perigosas. Este problema pode ocorrer devido a deficiência da borracha aplicada entre a janela e o vidro ou da massa de vidraceiro, não fixando suficientemente o vidro e permitindo que este caia. Esta situação também é possível caso ocorra um dimensionamento ruim dos elementos da janela ou do corte do vidro, permitindo que exista espaço.

 

Infiltração na janela

As infiltrações podem gerar outros vários problemas e patologias nas edificações, sendo um fator importante a manutenção preventiva para evitar o agravamento dos desconfortos gerados devido à presença indevida de água, como avariação da camada de tinta e de elementos estruturais.

 

Falhas de instalação

As esquadrias (portas, janelas, venezianas, portões) são instaladas nas edificações nas fases que antecedem o fim da obra. Inúmeros problemas são decorrentes da montagem das janelas, muitas vezes a janela não é instalada por uma pessoa qualificada, deixando-a fora de esquadro (desalinhada), o que pode acarretar em infiltrações a curto prazo, além de dificuldades para fechar a janela devido ao desalinhamento.

 

Problemas no selante colocado

Conforme citado acima, o ponto de contato entre a alvenaria e a janela é uma das principais vulnerabilidades dessa instalação, requerendo a aplicação de selantes de silicone para impedir a entrada de água, além de que esta chegue aos ambientes internos da edificação. Este selante é, geralmente, de silicone e a aplicação deve ser executada por uma empresa qualificada, garantindo a eficiência da vedação e a durabilidade da instalação, evitando o aparecimento de patologias e gastos futuros com manutenção dos problemas causados. 

 

Ausência de Projeto

É de extrema importância possuir e executar a instalação da alvenaria conforme determinado em projeto, garantindo o conforto do ambiente e a aplicação de elementos que garantem a qualidade, por exemplo os selantes, de maneira correta.  Também é importante seguir a localização das janelas conforme indicado em projeto, garantindo a resistência estrutural da edificação se considerada como um todo (interligação de todos os elementos que constituem o edifício), todas as janelas alinhadas.