5 motivos para você escolher o drywall em sua construção

  • 24 de maio de 2021, Geral
MR Engenharia Blog

Muito comum em construções dos Estados Unidos, as paredes de gesso acartonado, conhecidas também como paredes drywall, são utilizadas internamente em edificações como uma forma de substituir as paredes tradicionalmente feitas aqui no Brasil com materiais como tijolos, cimento, etc.

É um tipo de estrutura que chega pronta na obra, permitindo embutir toda a tubulação de elétrica e hidráulica no momento de sua instalação, que acontece seguindo algumas etapas específicas.

Uma placa de drywall é composta por uma chapa de aço galvanizado no meio, envolta por placa de gesso acartonado, sendo o espaço entre o gesso e a chapa de aço preenchido com material que garante melhor conforto acústico (sonoro), térmico (temperatura) e antichamas (incêndio).

 

Qualquer tipo de ambiente pode receber uma parede de drywall: salas, quartos, cozinhas, banheiros. Existem também projetos que se utilizam da versatilidade do drywall para embutir iluminação, revestir teto e até usar como estantes.

 

Mas por que escolher um drywall e não uma parede com material comum? 

 

Listamos abaixo cinco motivos para você optar pelo drywall no seu projeto de reforma ou construção. Confira:

1. Leveza x melhor custo: é um material ligeiramente mais leve que os utilizados em obra. Isso barateia o frete e agiliza no deslocamento do material na obra até a chegada do local da instalação, além de representar uma menor carga sobre a estrutura do edifício, barateando todo o restante do projeto.

2. Maior aproveitamento de espaço: a chapa de gesso acartonado possui espessura menor que uma parede de alvenaria, o que gera um maior aproveitamento do espaço disponível nos ambientes.

3. Melhor acabamento: por ser um material que oferece uma parede lisa e sem marcas de acabamento, ainda podendo fazer paredes retas ou com curvas, o drywall oferece um melhor elemento estético para o ambiente, permitindo aplicação de pintura, papel de parede, azulejo, mármore, entre outros.

4. Resistência: as paredes feitas com gesso acartonado podem ter qualquer altura de pé direito, adaptam-se com estruturas de vários tipos (alvenaria, aço, concreto, madeira), além de ser possível fixar objetos de qualquer tipo. Mas atenção: nada de usar drywall em ambientes externos.

5. Isolamento acústico: muitos acreditam que não, mas se feita com material correto, uma estrutura em drywall permite um excelente isolamento acústico.


 

Gostou desse tipo de material e já começou a imaginar uma reforma em sua casa ou na construção de sua casa nova? Converse conosco para lhe darmos toda a orientação necessária para sua obra. Nossos contatos estão aqui.