Será que preciso reformar minha residência?

  • 12 de junho de 2021, Reformas
MR Engenharia Blog

A pandemia trouxe diversas mudanças nos hábitos e preferências dos brasileiros, o que acabou refletindo também no setor da construção civil. Muitas pessoas sentiram a necessidade de investir em imóveis maiores e mais confortáveis. A adoção do home office em muitas empresas e a expansão do ensino a distância foram algumas das principais razões para essa nova necessidade, refletindo em maior procura por imóveis maiores ou mesmo por reformas do atual.

Mas quando falamos em reforma, sempre bate alguns questionamentos, do tipo: em que situação devo reformar minha casa? Será que está na hora de fazer uma reforma na minha residência? Ou fazer reforma é um bom negócio?

A opinião de especialistas é de que o único motivo que torna a reforma de uma casa questionável é quando ela é puramente estética, sem funcionalidade. Mas uma coisa é certa: uma reforma sempre irá valorizar seu imóvel, mesmo que seja apenas por vaidade. E podem ser pequenos ajustes, como uma pintura nova, a instalação de um novo portão, ou novas janelas. Todo cuidado com uma residência irá trabalhar bem o emocional de quem mora no local, assim como dará mais valor ao imóvel.

Existem as reformas que são altamente necessárias, como a correção de infiltrações, nivelamento de solos, rachaduras nas paredes, ou seja, tudo o que envolve danos à estrutura e, consequentemente, à segurança dos moradores. E essa também, com certeza, trará o devido valor ao local. Alguns exemplos comuns de ações preventivas que podem ser colocadas em práticas nesse quesito é fazer impermeabilização, reforçar um telhado, trocar calhas, reforçar paredes, trocar sistema hidráulico ou elétrico antigos.

E temos ainda as reformas que trarão sustentabilidade e isso, como diz o jargão, “não tem preço”. Por exemplo: troca do sistema de abastecimento elétrico por sistema fotovoltaico, ou aumentar o tamanho das janelas, trocar os vidros, entre outras melhorias que ajudarão em ventilação, climatização e iluminação, trazendo ganhos a longo prazo financeiramente, sem falar ao meio ambiente que agradecerá bastante.

E você? Está pensando em reformar? Qual sua necessidade atual? Comente conosco e se precisar, peça um orçamento sem compromisso. Clique aqui e fale conosco.